top of page

Apresentação, Objetivos e Estratégia

A cogeração pode ser definida como sendo um processo onde ocorre produção simultânea de energia térmica e elétrica, podendo também em adição ser produzida energia mecânica sendo que nesse caso a mesma é normalmente transformada em energia elétrica. A produção de calor e de eletricidade proveniente do processo é conseguida através da queima de um ou vários combustíveis, de origem renovável ou fóssil, de que são exemplo a biomassa, o fuelóleo, o gás natural, o biogás, etc e pode ser consumida no local da própria instalação ou vendida a terceiros para que estes a utilizem da forma que mais lhe convenha [9, 18]. A energia térmica resultante do processo pode ser entregue ao consumidor final de diversas formas tais como o vapor, água quente, ar quente podendo também ser utilizado em processos industriais que dela necessitem ou noutras situações de que são exemplo os sistemas de Aquecimento de Águas Sanitárias (AQS) e os sistemas destinados à climatização de espaços (AVAC). Outra possibilidade para o uso dessa energia térmica é a sua conversão em frio através de chillers, constituindo assim um processo denominado de trigeração. [2, 19, 20]

Problema

O problema a ser estudado na presente dissertação prende-se com a realização de um completo estudo de viabilidade da aplicação de unidades cogeradoras a instalações industriais. Pretende-se que essas instalações funcionem em regime de autoconsumo, existindo no entanto a possibilidade de as mesmas venderem, caso assim o pretendam, eventuais excedentes de energia elétrica à rede sendo a sua remunerção obtida em regime indexado a preços de mercado.


 

Objetivos

A presente dissertação apresenta  como objetivos não só proceder a um aprofundado estudo acerca da realidade da cogeração, como também proceder à análise da viabilidade destes sistemas aquando da sua aplicação a unidades industriais exploradas em regime de autoconsumo, sendo no entanto o seu excedente elétrico enviado para a rede elétrica nacional.  Pretende-se ainda que seja observada a diferença entre um regime de autoconsumo e uma "situação tradicional" onde a totalidade da produção elétrica seja entregue à rede e remunerada de acordo com o exposto na legislação aplicável.

Estratégia

 

De forma a atingir os objetivos propostos será realizada uma análise legislativa da legislação que foi e que atualmente é aplicável à cogeração e ao autoconsumo.

Para a situação de autoconsumo será utilizado como base de estudo o caso de uma central detida pela empresa onde a presente dissertação se realizou bem como os dados de um cliente industrial alimentado em média tensão. 

Para a "situação tradicional" apenas serão empregues os dados da unidade de cogeração tomada como exemplo.

bottom of page